terça-feira, abril 17, 2012

O bendito alvará


Pipols muito obrigada pelos comments, amo quando vocês vem aqui :)

Gina, a corrida continua, o alvará ainda não saiu. Nos pediram mais documentos e meu marido foi hoje à prefeitura "tirar" satisfação...rs! Mais uma vez acreditamos que tudo está certo.

Não sei se já disse aqui, mas parte da nossa obra será financiada e não gostaríamos de começar sem o financiamento aprovado...Já temos a linha de crédito aprovada pela caixa, mas o financiamento mesmo: só depois do bendito alvará!

Ah, resolvemos mudar nosso barracão de lugar...Pois é! O barracão ficou na entrada do terreno e para fazer a terraplenagem e bater as estacas vai ficar meio complicado, como o terreno ao lado é de um colega do maridinho, a gente conseguiu um puxadinho pro barracão, temos um anexo, u-hu!

Depois da mudança do "barraco", faremos a terraplenagem e em seguida o estaqueamento...Nunca pensei que areia/terra/pedra sei lá o quê, fosse tão caro! E as estacas? Estão pela hora da morte! Meo Deos... A sensação de er uma casa concebida por vc mesmo tem que ser muito boa, pq ô trocinho que tá me saindo caro e ainda tem o probelma de eu não gostar de gastar dinheiro- eu sofro, é sério! Entregar quantias altas aos fornecedores me deixam arrasada...Já vejo a necessidade de uma terapia pós-construção! Talvez eu tenha um parentesco com um certo pato...



E depois de oito meses, nosso projeto final ficou 100% pronto e quase morri do coração quando vi o tamanho. Ontem à tarde marido e eu ficamos trocando e-mails sobre o que faríamos com uma sala tão gigante kkkkk um salão de festas para casamentos? encheria de pets?

Plantinha do reino para vcs entenderem do que estou falando...364m2 (com garagem e sacadas). Clique para visualizar em tamanho maior.

Térreo

Segundo Piso


Xeru!

sábado, abril 14, 2012

Andamento no reino

Olá a todos deste grande canteiro virtual! Vamos às news lá no Reino...

- Alvará da prefeitura -  nos foi solicitado mais alguns documentos! Sabe o que é pior? a lista inicial era bem pequena e já nos pediram mil coisas que não constam lá...Mais c'est la vie!

- Reunião com o os engenheiros ( de estrutura e de fundações) - foi bem esclarecedora e me clareou inúmeras dúvidas sobre a laje nervurada e a colocação das estacas. Depois da reunião, solicitamos o orçamento das estacas a outras empresas (além da que nos reunimos) e hoje, uma delas, foi à obra. 
Apesar de mais cara, decidimos pelas estacas pré-moldadas. Sei que a maioria das obras residenciais usam a Strauss, mas lembrem-se: não há diferença no valor da mão-de-obra, o que  pesa no orçamento é o material. A estaca pré-moldada é limpa e seca, ou seja, acabou de ser inserida, já se pode iniciar os blocos, enquanto a Strauss, depende do bom preparo do cimento e a obra é bem suja, e ainda, se tem que esperar o tempo de cura.Assim, deve-se colocar no papel custo/benefício! Para cada obra, há uma opção ideal! Para nós, a estaca pré-moldada vai nos garantir uma obra mais limpa, mais rápida e com pouca diferença de preço.
E apesar da sondagem apontar estabilidade aos doze metros, o Engo nos falou que na rua vizinha ela parou em 9 metros! Como pagamos pelo metro linear na estaca, se dermos sorte, economizaremos!


Estacas Strauss - fonte

Estacas pré-moldadas - fonte

#Dica: converse sempre (e muito!!) com seu Engenheiro estrutural, tente entender a fundação que será usada no seu imóvel, afinal, uma boa estrutura, garantirá uma casa segura e sem probleminhas (tipo rachaduras!). Neste momento, não dá para economizar! RS!

-Muro- nosso muro está prontinho, falta um ponto no lado, mas ali vai a parede da casa!
A obra do muro foi o test drive após a pesquisa que fizemos das empreiteiras e deu certo! Ficamos super satisfeitos e a equipe está morando no barracão da nossa obra! Eles são do interior e enquanto nossa obra não começa, estão fazendo obras pequenas na vizinhança e vigiando nossas coisinhas...

Vista do muro a partir da parte de cima da casa do vizinho

Vista frontal

Ah...Além dos pedreiros, temos mais uma moradora na obra...uma gatinha!! Os meninos estão cuidando super bem dela! Compram ração e ficam xamegando ela o tempo todo! E hoje foi muuito engraçado, pois deixamos o carro aberto e a lindona se escondeu debaixo do banco e só notamos sua presença a caminho de casa...Eu queria ficar com ela, mas marido me disse que os pedreiros estão muito apegados a ela e vice-versa e que ao final da obra, se ninguém a levar, agente fica com ela...




sábado, abril 07, 2012

Minha futura casinha tem número: 298!

Meus queridos amigos da blogosfera, em primeiro lugar: MUITO OBRIGADA pelos pitacos no meu último post sobre o acompanhamento da obra, deu para perceber diversas realidades por este Brasil!Depois conto aqui no bloguinho qual nossa decisão a respeito deste assunto!

Vamos às novidades no Reino dos Oenning...

Em meu penúltimo post fiz um revival e comentei que mais uma vez erramos na contratação de um profissional (para o estrutural) e infelizmente (ou felizmente) contratamos um novo Engenheiro para o projeto estrutural, que ao olhar o projeto anterior, apontou que o mesmo estava hiper mega estimado e meu marido me falou que apesar de termos gasto dinheiro com outro profissional sem futuro, teríamos um ganho na economia de material...

Este nosso novo Engenheiro trouxe algumas novidades: nossa laje será nervurada (leia mais sobre ela aqui) que traz um custo/benefício bem legal e particularmente, gosto destas ideias modernosas!! A diferença é que não rebocaremos o teto e tudo será gesso...na verdade, já ia ser mesmo!!!


Exemplo de laje nervurada

E outra coisa, o profissional anterior tinha feito uma sondagem, e ao mostrarmos o laudo, mais uma vez o novo Engenheiro apontou irregularidades...Gente, a sondagem não prestava para nada!! Que tristeeeza... Desta vez, contratamos uma empresa grande para fazer a tal sondagem, a ENGESF e nosso terreno tem estabilidade em 12 metros, totalmente diferente do que a sondagem anterior apontava.

Resultado: em vez de micro estacas, teremos estacas...Estamos no momento orçando as tais estacas, pois são caras...

Outras coisinhas:

Até que enfim o projeto arquitetônico foi registrado na prefeitura nesta última semana! E nosso reino tem número - 298! Gostei!
Os projetos elétricos/hidro/gás ficaram prontos!
Segunda - dia 09/04 - teremos a última reunião do estrutural junto com o Engo de fundações para discutir as tais estacas!

Momento fofurinha: Um agradecimento especial à Danila, pois no dia que discuti com o maridão por causa do estrutural ,ela colocou um comments "vai lá e pede desculpa" e serviu para eu ver que eu errei!! Thanks!

Falta ainda um tempinho

Daisypath Next Aniversary Ticker