terça-feira, janeiro 24, 2012

Post longooo... parte 1



Por onde eu começo? Meoo Deos é tanta coisa e tenho tanto trabalho...Já sei! Das trocentas mil construtoras de Porto Alegre e região que fiz levantamento (a lista está aqui), três me deram um primeiro retorno, onde apliquei pessoalmente meu check list básico (clique aqui) para triagem de empreiteiros  e solicitei um orçamento baseado no projeto arquitetônico final.

Resultado: somente uma me deu retorno, aquela que senti o feeling e ficamos de até ontem, fechar ou não!E tcham, tcham, tcham...fechamos verbalmente- agora trabalharei na construção do contrato!

Mas a estória não é tão simples assim... Vocês sabem que tenho uma data na cabeça para inicio da obra: 01/03/12, porém até agora o projeto não foi para a prefeitura...Eu não entendi o porquê, se só basta o arquitetônico,pagar a ART e ir até a prefeitura :(

Eu deixei maridinho tomar conta disto e só pedi para tudo estar pronto no prazo.O fato real é que todo dia eu pergunto: "e o projeto, já está na prefeitura "? " ô meu amor, acho que o arquiteto precisa do civil" e eu respondo :" não precisa, não!"  e escuto "calma"

E senta que lá vem mais estória...Numa conversa com o construtor, ele falou que enquanto não tiver a aprovação da prefeitura,já podemos iniciar o muro...E que faríamos o muro em fevereiro.
Eu não gostei da ideia, resisti, briguei e desisti, vamos construir o muro! Daí hoje, Roberto foi até a prefeitura para ver o número da casa e tivemos duas surpresas:
1- Apesar de já termos pago tudo do terreno, ainda estava em nome da construtora ( genteee, em julho quando compramos o bendito, foi tanta taxa que quando ouvi do Roberto dizer isto já gritei: " E quanto dinheiro precisa, pelamordedeus?"...Calma, só 4 reais do protocolo,2- mas vai levar de 7 a 10 dias e só depois disso vai poder botar o projeto na prefeitura, eu acho - disse meu marido!)

Graças a Deus vou viajar a trabalho para SP e depois vou para o ES no fds e espero que até segunda, algo tenha acontecido com a "prefeitura".




No final, acertamos o bendito muro. Achei caro, mas fazer o quê? Eu não gosto de gastar dinheiro, então vou ter que me acostumar. Pelo que olhei nos blogs o preço saiu na média do mercado, 7 mil pilas de mão de obra para construir 64 metros de muro com 2m de altura.
Para orçar o material uso a planilha de materiais com preço de referência da caixa e para o muro, consegui uns 10% abaixo do preço da CEF. Total de aproximadamente 8 mil pilas.

Que muro caro! Meo Deos!!

Previsão total para muro com 64 metros por 2m de altura: 15mil pilas


O que o Roberto está providenciando: finalização dos projetos complementares, aprovação para inicio da obra e ligação de água e luz

O que a Nágila está providenciado: gerenciando o projeto com o orçamento, negociando preço, escrevendo minuta de contrato e orçando material para o muro.

#prontofaleidemais

PS! Danila você comentou que achou estranho o sumiço de uns posts, né? Foi proposital...Segundo o Roberto, as outras construtoras não orçaram pq viram no blog que a primeira empreiteira fez um valor bem abaixo do que elas outras iriam fazer... E desistiram de dar orçamento!Daí ele pediu para eu suspender as postagens por uns dias hauhauhauau.

XERUUUUUUUUUUUUUUU

2 comentários:

Danila disse...

Oi,

Que bom que não estou tão maluca assim, só um pouquinho...kkk
Muro é caro mesmo, e depois ainda tem o reboco, pintura e rufos. Esse foi um dos motivos de enconstarmos a casa na divisa, assim economizamos esta parte (apesar do meu pequeno terreno não ter deixado muita escolhas...hehehe)
É bom aprender a gastar, pq isso é o que mais vai fazer daqui em diante, e por mais que faça orçamentos, tem sempre um imprevisto.

Boa sorte, estou aguardando fotos ods 1ºs tijolinhos.

Bjs

Bjs

Danny e Vini disse...

Nossa... que muro caro!
Lá em casa estou fazendo a obra sem o muro.. quando chegar nessa parte vou chorar! rssrs
Bjks e boa sorte pra resolver tudo aí na prefeitura!

Falta ainda um tempinho

Daisypath Next Aniversary Ticker